Olá, nós somos Evobase.

Percorrer a história da UFRJ, procurando conhecer mais de perto sua trajetória, contradições e processos constitutivos, é também ter a oportunidade de uma visita pela própria História do Brasil. Em 7 de setembro de 1920, por meio do Decreto n.º 14.343, o governo federal criou sua primeira universidade: a Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Foi longa a trajetória para a criação de universidades no país.

2ª melhor universidade do Brasil, segundo dados do Center for World University Rankings (CWUR) 2019-2020. 3ª melhor universidade da América Latina, segundo dados do Webometrics Ranking of World Universities 2019. 5 áreas de estudo entre as 100 melhores do mundo, segundo dados do QS World University Rankings by Subject 2019: Antropologia, Arqueologia, Arquitetura/Ambiente Construído, Estudos de Desenvolvimento e Línguas Modernas. 176 cursos de graduação. 24 cursos de graduação noturnos. 4 cursos de graduação a distância. 9 mil vagas anuais em cursos de graduação oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como referência. 200 cursos de especialização (lato-sensu), aproximadamente. 130 cursos de mestrados acadêmico e profissional. 94 cursos de doutorado. 10% de todos os cursos de pós-graduação stricto-sensu com padrão internacional do país são da UFRJ. 53.500 estudantes de graduação (presencial e a distância), aproximadamente.

Nossa história

Mais especificamente, a universidade destina-se a completar a educação integral do estudante, preparando-o para: exercer profissões de nível superior; valorizar as múltiplas formas de conhecimento e expressão, técnicas e científicas, artísticas e culturais; exercer a cidadania; refletir criticamente sobre a sociedade em que vive; participar do esforço de superação das desigualdades sociais e regionais; assumir o compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente responsável, respeitadora da diversidade e livre de todas as formas de opressão ou discriminação de classe, gênero, etnia ou nacionalidade; lutar pela universalização da cidadania e pela consolidação da democracia; defender a soberania nacional e contribuir para a solidariedade nacional e internacional.

A UFRJ se rege por valores organizacionais fundamentais, assumidos e partilhados por toda a comunidade.


Quem nós somos

A finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para produzir, dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora.

Nossa missão

A missão da UFRJ é contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a formação de uma sociedade justa, democrática e igualitária.

Nossa visão

A visão da UFRJ é posicionar-se entre os líderes mundiais na formação qualificada e emancipadora em diferentes áreas do saber, integrando-as de maneira a construir respostas para os inúmeros desafios do nosso século, destacando-se como um veículo transformador da realidade socioeconômica e ambiental.

Nossos valores

I) Transparência – consiste em critérios claros para a tomada de decisão, compartilhamento das informações disponíveis e comunicação ágil internamente e com a Sociedade; II) Integridade – consiste na atuação ética, isenta e imparcial; III) Integração – consiste em maximizar a colaboração entre as unidades acadêmicas e administrativas, assegurando a visão integrada da Universidade e sua inserção na Sociedade; IV) Criatividade e Inovação – consiste na busca por novas soluções factíveis, mantendo atitude constante de inovação em todos os níveis e áreas funcionais da organização, do ensino e pesquisa aos serviços e dos processos internos à cooperação com a Sociedade;